O que e pangolim

O gentil e solitrio pangolim tem uma lngua maior que seu prprio corpo e se enrola todo, parecendo uma bola, quando ameaado. Mas sua maior ameaa atualmente a extino ? ele o mamfero mais traficado no mundo.
Em frente a um edifcio do governo perto da fronteira norte do Vietn com a China, um jovem ativista chamado Nguyen Van Thai tenta abrir uma frgil caixa de madeira com um faco.
Ele tira quatro sacos plsticos e os coloca no cho. De cada um deles, o garoto puxa uma bola escamosa escura, mais ou menos do tamanho e do peso de uma pedra redonda.
Gradativamente ? e com muito, muito cuidado ? uma daquelas bolas comea a se desenrolar, revelando dois olhinhos escuros, um focinho longo, uma cauda ainda mais comprida e uma barriga rosada. Trata-se do pangolim.
O animal o nico mamfero totalmente coberto de escamas, que, quando ameaado por predadores, simplesmente se enrola todo em uma bola para se proteger.
Ele come 7 milhes de formigas e cupins em um ano usando a lngua viscosa, que chega a ser maior do que seu prprio corpo. Sem nenhum dente na boca, o pangolim armazena pedras em seu estmago que lhe ajudam a moer a comida.
Apesar de ser um bicho notvel, poucos j ouviram falar sobre o pangolim. E o motivo que eles raramente sobrevivem em cativeiro. Apenas seis zoolgicos no mundo ? e somente um na Europa, em Leipzig, na Alemanha, tm um exemplar dessa espcie.
Os pangolins tambm se distinguem dos outros animais por outra particularidade: eles so os mamferos mais traficados do mundo.

Endereço: Freguesia.

Cidade, Brasil